Ensino médio perde alunos em 2009

2 12 2009

Quase 30 mil alunos a menos se matricularam no ensino médio em 2009 no País.  Apesar da diferença pequena mostrada pelo Censo da Educação Básica, divulgado ontem pelo Ministério da Educação, a queda, de 0,3%, preocupa, já que esse é o nível de ensino que mais deveria estar crescendo no País.

Apenas 50% dos jovens de 15 a 17 anos, idade escolar correta, estão matriculados do 1º ao 3º ano. Por enquanto, apenas na zona rural tradicionalmente negligenciada no número de escolas o ensino médio cresce. Foram 9,4% mais alunos em 2009. Nos dois últimos anos também não houve crescimento. No ano passado, foram 3,2 mil matrículas a menos.

O mesmo fenômeno vem acontecendo desde 2005 no ensino fundamental. Nesse caso, o ministério credita ao menor número de brasileiros na faixa etária de 7 a 14 anos, aliado à chamada correção de fluxo – menor repetência, o que levaria os estudantes a ficarem menos tempo retidos de 1ª a 8ª série. No entanto, esse número maior de jovens que consegue terminar o fundamental deveria ter passado para o ensino médio e os números não têm demonstrado isso.

Leia mais…

Fonte: Estadão Online


Ações

Information

Deixe um comentário